top of page
  • Foto do escritorMarcelo Naudi

Dick Dale

Até os 80 anos, Dick Dale não foi do tipo que se deitou sobre a própria fama. Rei da guitarra surf, pioneiro dos timbres limpos com reverb e mestre das melodias com palhetada trêmulo, Dale atacou seu instrumento como um grande tubarão branco mastigando uma longboard, o quanto pode, falecendo aos 81 anos. Desde o hit de 191 Let´s go tippin`(Dick Dale & the DelTones), considerada a primeira canção e surf music, até seus últimos shows, Dale só parou de tocar e se apresentar em seu último ano de vida, por problemas de saúde.



Como Dale é um canhoto que não invertia suas cordas de grosso calibre (.016-.058!), é difícil conseguir 100% de sua vibe, mas com certeza, é divertido tentar. Ligue um equipamento Fender, ajuste em um timbre limpo com muito reverb e desça pelas ondas tubulares IV_I do Ex. 1. As frases dos compassos 1 e 2 imprimem a escala A pentatônica menor sobre A7, o acorde IV de E. Isso é geralmente inaceitável para blueseiros, mas aceitável para padrões de surf music.

Muitas canções de surg music são construídas sobre progressões de 12 compassos de blues, e o Ex. 2 mostra como Dale usa arpegios B7 e A7 descendentes (cada um temperado com uma nota de passagem cromática) para cobrir um típico V-IV-I em E. O Es. 3 é a forma ideal de aperfeiçoar a intensa palhetada trêmulo de Dale.



bottom of page