top of page
  • Foto do escritorMarcelo Naudi

Como cuidar de seu instrumento

Hoje veremos o que é necessário para conservar bem seu instrumento.


O violão, a guitarra ou o baixo, devem ser mantidos em sua capa ou case, sempre que não estiver em uso. As cordas devem ser limpas com flanela seca, quando se termina de tocar. Isso remove qualquer sujeira, umidade ou suor e, acima de tudo, faz com que as cordas durem mais tempo. Também é aconselhável passar a flanela no corpo do instrumento e no braço, inclusive nas partes metálicas. Produtos de limpeza e polimento (lustra-móveis) podem ser usados na maioria dos acabamentos, evitando excesso. Importante lembrar que dependendo do acabamento de alguns instrumentos (normalmente os que não tem verniz), não podem ser limpos com produtos domésticos convencionais e requerem um produto específico, vendido em lojas de instrumentos musicais. Produtos em forma líquida são melhores que aerosóis, pois há perigo de o jato penetrar nos captadores ou nas tarraxas. Escalas envernizadas e laqueadas podem ser limpas com o mesmo produto do restante do instrumento. Já os que tem escalas enceradas, requerem óleo de linhaça e devem ser limpas 2 ou 3 vezes ao ano.

Como guardar o instrumento:

O ideal é que o ambiente tenha uma temperatura constante, em torno de 20 – 21 graus celsius. A umidade também conta, sendo que o ideal gira em torno de 60%. Quando em uso normal, o instrumento deve permanecer afinado, para que a tensão das cordas seja homogênea. Caso ele precise ficar guardado por um período de tempo mais longo, todas as cordas devem ser afrouxadas, de modo a livrar totalmente o braço de tensão.

Minhas dicas:

Como não temos controle quanto a variação de temperatura e umidade, recomendo que uma vez ao ano você leve seu instrumento a um luthier para ajustes. Se for transportar seu instrumento constantemente, prefira cases rígidos ao invés dos bags.

bottom of page