top of page
  • Foto do escritorMarcelo Naudi

Chet Atkins - Mr. Guitar

Chester Burton "Chet" Atkins, também conhecido como Mr. Guitar (1924-2001), cresceu em áreas rurais dos Estados Unidos e se tornou um dos mais renomados guitarristas e produtores de música country, embora também tenha vivido no mundo da música clássica, jazz e folk. Foi depois de ouvir uma gravação de Merle Travis, em 1949, que Atkins começou a desenvolver seu próprio som.

Curiosamente, o jovem Atkins presumiu que alguém só conseguiria realizar um dedilhado tão complexo com o polegar e no mínimo, mas dois dedos. Então, foi assim que ele aprendeu o estilo, sem saber que Travis tocava seus riffs espetaculares usando apenas o polegar e o indicador.

Ao longo dos anos, Chet Atkins - Mr. Guitar desenvolveu suas próprias frases de dois e três dedos, como demonstrado no exemplo abaixo (inspirado em Walkin´the Strings, de Travis).

Durante toda a música, a mão direita alterna entre ataques de polegar e indicador.

Ao longo da fase, a mão da escala forma uma série de acordes ascendentes na tonalidade de F maior nas sexta, quarta e terceira cordas, com toda quarta nota sendo um D aberto. Para conseguir o autêntico som de Atkins, certifique-se de usar uma palheta de polegar nas notas graves e, para um timbre ligeiramente abafado, encoste a palma de sua mão da palheta levemente sobre a terceira e a quarto corda na ponte.

tablatura chet atkins

Obter o timbre de Atkins não é tão simples, porque Mr. Guitar tocou muitas guitarras ao longo de sua carreira. Ele trabalhou com Gretsch e, mais tarde, com Gibson, e criou uma linha de instrumentos, incluindo as famosas 6120 (uma das favoritas de Brian Setzer), Tennessean e Country Gentleman, da Gretsch. Como seu amigo Les Paul, Atkins tinha um talento especial para eletrônica e teve a idéia de uma configuração em estéreo para guitarra, em que as cordas graves e agudas tinham seu próprio meio-captador, para o caso de ele decidir, por exemplo, passar apenas as cordas graves pela unidade de eco (seu efeito preferido). É interessante que alguém tão completo como Atkins tenha dito certa vez: "Tudo o que já fiz foi por medo de ser mediocre".


Fonte: Guitar Player / Por: Josh Workman




bottom of page