? Renato Zaglio (baterista) | Curso de Guitarra Online - Guitar Express

Renato Zaglio (baterista)

Renato Zaglio


 

Marcelo Naudi - Que atividades você desenvolve como músico?
Renato - Leciono bateria em meu estúdio há 11 anos e atuo nas Bandas Rock Forever e Banda Summers.

Marcelo Naudi - Qual delas é sua principal fonte de renda?
Renato - Minha principal fonte de renda ainda são as aulas da escola, apesar de que as pagas de músico melhoraram um pouco em relação há alguns anos atrás. Vejo uma discreta melhora, uma valorização por parte dos contratantes, as bandas TOP tem uma paga legal, apesar de que existem ainda muitos sangues sugas! rsrsrs

Marcelo Naudi - Como foi o seu primeiro contato com a música?
Renato - Meu primeiro contato com a música foi através de meu irmão mais velho. Ele já curtia bandas como Led Zeppelin, The Purple, Black Sabbath e Pink Floyd!!! Quando ouvi Led Zeppelin “The song remains the same” (o duplo ao vivo) eu fiquei impressionado! Eu pirei naquele álbum, um som monstruoso de batera do mestre John Bonham. Foi ali que meu lado músico começou a despertar! rsrsrs

Marcelo Naudi - Como era vista esta profissão no início e o quanto ela evoluiu?
Renato - No começo a profissão era vista como algo marginal.... rsrsrs, não era vista com bons olhos pela sociedade. Hoje já melhorou bastante! A globalização ajudou as pessoas a enxergarem na música uma possibilidade de carreira e não algo marginal, a Internet trouxe muita informação. Os pais de hoje são a geração pós Woodstock, ou seja, eles têm uma cabeça mais aberta, lutaram por seus ideais e a música sempre fez parte dessas transformações. Hoje a profissão é mais bem vista.

Marcelo Naudi - Por quantos anos você estudou e de que forma?
Renato - Fiz aulas somente um 1 ano e meio rsrsrs. Naquela época era mais complicado, pois não se tinha tanta informação como hoje. Era difícil você ter acesso ao que estava rolando e tudo era muito caro; não existiam professores, e quando tinha, eram somente os famosos conservatórios que cobravam uma fortuna e tinham aquela forma de ensinar muito ortodoxa! Rsrsrs. Fiz aulas com um amigo que me passou algumas dicas, depois entrei numa escolinha em 95. Fiquei lá uns 3 meses e de lá fui fazer aulas particulares com o professor da escolinha e com ele peguei uns toques legais, aprendi a ler música, rudimentos, stick control etc. Depois foi por mim mesmo, posso dizer que sou um autodidata. Comecei a devorar vários métodos, vídeo aulas, afinal na metade da década de 90 as coisas começaram a ficar mais acessíveis. O plano real facilitou as coisas e começamos a ter mais acesso aos produtos de fora. Mas uma coisa posso dizer com a maior convicção: minha melhor escola foi a estrada! Sempre toquei muito e estive envolvido com várias bandas.

Marcelo Naudi - Quais equipamentos você utilizava na época em que começou?
Renato - Meu primeiro instrumento era horrível! rsrsrs Era uma bateria que nem tinha marca, feita no quintal da casa de um cara: os pratos eram de latão, as ferragens não tinham regulagem rsrsrsr mas para mim era o máximo!

Marcelo Naudi - De que forma surgiu a possibilidade de desenvolver o trabalho que hoje é sua principal fonte de renda?
Renato - Por essa falta de profissionais qualificados no mercado, vi a possibilidade de dar aulas, pois existia uma carência muito grande aqui no ABC. Tinha muita gente querendo aprender e não tendo a quem recorrer.

Marcelo Naudi - Para conseguir exercer esta profissão, em que você precisou se aprimorar?
Renato – Bom, para dar aulas é uma grande responsabilidade, quando achei que poderia investir nesta carreira, fui me aprimorar antes rsrsrs conhecer outros estilos, técnicas, leituras, aprendi a escrever música, que é fundamental, e também precisei montar uma boa estrutura para oferecer ao aluno. Nesta época, fui me aprimorar com o grande mestre Duda Neves.

Marcelo Naudi - Como professor, qual é sua metodologia de ensino, é própria?
Renato - Minha metodologia consiste em métodos consagrados como Realistic Rock, Stick Control, Pozzoli, etc. Também acrescento algumas coisas que desenvolvi com o tempo!

Marcelo Naudi - Que equipamentos são necessários para dar aula?
Renato - No meu caso, meu instrumento é fundamental, tem que ter qualidade. A sala deve ter revestimento acústico e de preferência 2 bateras, borrachas de estudo, um sistema de áudio e vídeo bons, e o famoso metrônomo que não pode faltar! rsrsrs

Marcelo Naudi - Para ser um bom professor, o que é necessário?
Renato - Para ser um bom professor acredito que o segredo é você entender o aluno, saber falar a linguagem dele. Afinal cada aluno é um caso a parte. Têm muitos caras que tocam muito mas não sabem passar, a paciência e uma virtude!

Marcelo Naudi - Como você sabe que está preparado para dar aulas?
Renato - Saber se estou pronto? Acho que nunca vou estar rsrssrsr afinal, o aprendizado é eterno, mas a maior satisfação é quando você vê aquele garotinho, que chegou lá no estúdio todo tímido, e ver ele se desenvolvendo.... A música abre fronteiras, desenvolve a auto estima !!!! Saber que você pode contribuir um pouco com a formação daquela pessoa, como músico e também como cidadão de bem é a maior satisfação! Eu aprendo todos os dias com meus alunos. Como disse, cada um é uma história de vida. As apresentações de minha escola são os dias em que mais me emociono, ver toda aquela molecada tocando... É demais ver a emoção dos pais, avós, tios, etc. e para nós professores é algo divino! rsrsrs

Marcelo Naudi - Com que bandas você toca?
Renato - Toco na Rock Forever há 1 ano e meio, na qual fazemos o melhor do Classic Rock de todas as décadas; e na Banda Summers, há 15 anos tocando vários estilos em festas, formaturas, casamentos, etc.

Marcelo Naudi - Como você conseguiu entrar para as bandas?
Renato – Fui eu quem montou as duas bandas.

Marcelo Naudi - Você tem exclusividade com estas bandas ou toca em outras também?
Renato - Exclusividade total a elas, mas às vezes, quando a agenda permite, faço free com alguns músicos. Acho importante e fundamental tocar com outros músicos!

Marcelo Naudi - Qual é a média de apresentações mensais?
Renato - Minha média de apresentações mensais é por volta de 8 a 10 apresentações mês. Mas já tiveram meses de fazer 15, 16 shows no mês!

Marcelo Naudi - Em quais lugares você costuma se apresentar?
Renato - Bares, casas noturnas, Buffets, Clubes etc.

Marcelo Naudi - Há quanto tempo você toca?
Renato - Comecei a tocar em 86 e meu primeiro instrumento foi o baixo, mas não deu muito certo rsrsrs. Bateria comecei a tocar em 90, são 20 anos de bateria!

Marcelo Naudi - Quais são suas influências?
Renato - O primeiro batera que me despertou foi John Bonham que para mim é a maior referência quando se fala em Rock. Gosto muito também do Roger Taylor (Queen), Nicro McBrain ( Iron), Neil Peart (Rush) e o grande Vinny Appice (Black Sabbath). Gosto muito de rock, então me ligo mais nos bateras desses estilos, mas não posso deixar de citar: Genne Kruppa, Steve Gad, Simon Phillips, etc. No Brasil, gosto muito do Duda Neves, Aquilles Prister, João Barone, Serginho Herval, etc

Marcelo Naudi - Quando você começou a tocar profissionalmente? Como foi?
Renato - Comecei a tocar profissionalmente com a Banda Summers por volta de 98. Foi nesta época que a banda começou a se destacar e começou a pintar muito trampo. Então percebi que seria isso que iria fazer na vida, pois é o que mais amo fazer, tocar, emocionar as pessoas e ensinar! A música tem esse poder e não é a toa que é a primeira das artes! Também foi nesta época que fui tirar a carteira da OMB, pois muitos contratantes só fechavam show se a gente estivesse com a carteira! Parece que as coisas estão melhorando na OMB e eu espero que com essa nova administração eles valorizem nossa profissão e lutem pelos nossos direitos, pois não adianta ficar mandando somente calendário de final de ano rsrsrs!

Marcelo Naudi - Quais são seus novos projetos?
Renato - Para 2011, tenho alguns projetos como ampliar um pouco mais meu estúdio, e também montar uma nova banda, voltada ao Hard Rock anos 80. Gosto muita desta fase da música!

  

Entrevista realizada em dezembro/2010.

Rock Forever - www.rockf.com.br

Banda Summers - www.bandasummers.com.br