? Edson Barreto (baixista) | Curso de Guitarra Online - Guitar Express

Edson Barreto (baixista)

Edson Barreto


Marcelo Naudi - Como foi sua iniciação e formação musical?
Edson - Venho de uma família de vários músicos (pai, irmãos, primos), então, foi uma "escolha" fácil. Meu primeiro instrumento foi clarinete, por pouco tempo, mas me deu uma noção básica de teoria, logo após estudei com meus irmãos Newton e Gil, depois com Mário Campos em Tatuí, Pixinga e depois com Itamar Collaço na ULM.

Marcelo Naudi - Qual o seu estilo musical?
Edson - Tenho várias influências, gosto muito de música brasileira, instrumental, de rock'n'roll, soul music... Então coloca tudo em um caldeirão e sai algo que não sei o nome (rsrsrsrs).

Marcelo Naudi - Antes de ser sideman, quais caminhos percorreu?
Edson - Tive várias bandas, rock, pop, mpb, instrumental, baile; lecionei em escolas e aulas particulares; gravações, e como sideman toquei 8 anos com Chrystian e Ralf, durante esse período também fui substituto na dupla Zezé di Camargo e Luciano, e estou a 3 anos e meio com Leonardo.

Marcelo Naudi - Como surgiu a oportunidade de tocar para este artista que você acompanha hoje?
Edson - Eu já trabalhava como sideman com Chrystian e Ralf, ai fui conhecendo pessoas, fazendo contatos e as oportunidades foram aparecendo. O principal é estar pronto quando ela aparece: postura, bom equipamento e tocar o que tem que ser tocado com segurança.

Marcelo Naudi - Você cria os baixos das novas músicas do Leonardo ou já recebe o arranjo pronto para interpretar e gravar?
Edson - Trabalho com Leonardo nos shows, em estúdio são outros músicos. Para os shows executamos as versões originais, e quando há alguma adaptação ou re-arranjo, fica a cargo de nosso diretor musical, com finalização junto a banda nos ensaios.

Marcelo Naudi - Além de sideman do Leonardo, você tem outros trabalhos?
Edson - Tenho um trio instrumental chamado Baquara, trabalho em gravações e free lancer.

Marcelo Naudi - Como é a postura de um integrante de uma banda quando ele acompanha um artista?
Edson - Acredito que a mesma postura que se deve ter em qualquer trabalho em qualquer profissão: ser profissional, chegar no horário, ter bom equipamento, cordas boas, e assim por diante.

Marcelo Naudi - Qual é a rotina de trabalho de um sideman?
Edson - Família – ônibus – hotel – show – hotel – ônibus - família (rsrsrsrs).

Marcelo Naudi - Você tem vários instrumentos?
Music Maker Precision 5 cordas
Music Man Sting Ray 5 cordas
Warwick Corvette Standard 5 cord
Ibanez Fretless Gary Willis 5 cordas
Tagima Millenium 5 cordas
Baixolão Strinberg 4 cordas
...em breve mais um Music Maker JB

Marcelo Naudi - Quais equipamentos você utiliza para gravação e quais leva para os shows?
Edson - Depende muito da sonoridade, mas ultimamente estou usando muito o Music Maker, nos shows só ele. Também utilizo um pré-amp Universal Audio nas gravações, Presonus ao vivo, compressor DBX 160A, A/B Box quando necessário e mais alguns pedais que possuo (Auto Wha, Chorus, Equalizer, entre outros).

Marcelo Naudi - O que é mais importante para um estudante de contra-baixo desenvolver em seus estudos e em sua personalidade?
Edson - Ouvir e principalmente tirar muita música, ter contato diário com o instrumento, estudar leitura, groove, precisão (sempre com metrônomo), harmonia, e o fundamental que é tocar ao vivo, encarar cada "gig" que apareça, independente do estilo musical ou da proporção que ele tenha (em um bar ou para 50 mil pessoas), com seriedade e profissionalismo.

Marcelo Naudi - Deixe alguma menssagem para os nossos estudantes...
Edson - Acho que não existe segredo, estudar para estar preparado para quando uma oportunidade chegar, ter confiança e conhecer pessoas, pois são seus contatos que lhe abrirão as portas. Boa Sorte a todos.


Entrevista realizada em agosto/2012

Site oficial: http://edsonbarretobass.wix.com/bass